quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Projeto "Pequenos Grandes Chefes" é destaque na Escola Ponche Verde

      Nós professores somos parte importante para proporcionar uma aprendizagem de qualidade ao mesmo tempo em que seja prazeroso e desperte interesse e curiosidade em nossos alunos. Assim, a  escola Ponche Verde traz a experiência da turma 41, uma turminha de 30 alunos e a  professora Daisy Alvarenga que levaram muito a sério preparar suas receitas, pesquisar e aprender através do tema : Nutrição. Acompanhe abaixo as fotos e a descrição do projeto e boa leitura!!!
APRESENTAÇÃO
      A escolha do tema do projeto “Pequenos Grandes Chefes” partiu do interesse dos alunos de vivenciar na sala de aula a experiência de um programa de TV que mostrava crianças cozinhando numa competição. Foi observando a curiosidade e o entusiasmo dos alunos com a culinária que decidi elaborar minha prática. A ideia é que ela se tornasse tão significativa e prazerosa que levasse os alunos a quererem aprender mais.
      Ao todo, 30 alunos participaram do projeto - 19 meninas e 11 meninos. A faixa etária é de 9 e 10 anos. Até o momento foram realizadas duas etapas diferentes:
      A primeira etapa era uma atividade que consistia na elaboração de um vídeo feito em casa pelo aluno com a ajuda de um adulto. Este vídeo mostrava o aluno preparando um prato saudável, enquanto descrevia a receita. Sendo assim, cada um levou seu prato para a sala de aula para apresentar a uma comissão julgadora, além de fazer o aluno utilizar sua capacidade de se expressar, descrevendo o prato enquanto o preparava. . Esta etapa também possibilitou diversas experiências sensoriais com diversos tipos de alimentos, e com olhos vendados tinham que adivinhar o alimento que provavam, através do olfato e degustação,
      A segunda etapa foi uma derivação da primeira, procurando envolver mais alunos por meio de atividades em grupo e trazer todo o trabalho para dentro da escola. Foram montadas equipes que tiveram que relatar passo a passo as suas receitas, organizar os ingredientes e a dinâmica para preparar ao vivo o prato e criar um grito de guerra da equipe.
      A cada etapa foram feitas produções textuais coletivas e, em seguida, cada um fez a sua individual.
      O projeto ainda não terminou, Estamos elaborando novas etapas com atividades sempre diferentes das anteriores, criando novas dinâmicas e fazendo pesquisas. Em todas  tiramos fotos e fazemos diversas atividades menores referentes ao tema.
JUSTIFICATIVA
      Aproveitando  um interesse espontâneo dos alunos por um programa de televisão, o projeto se baseou em oferecer uma aprendizagem prazerosa, aliando o desejo deles de vivenciar aquelas experiências aos objetivos educacionais.
      O projeto dá oportunidade para os alunos  exporem suas descobertas, criações e conclusões, levando-os a se analisarem e a se auto-avaliarem. A partir das várias atividade (que devem ser diferentes), o projeto permite avaliar a evolução e buscar a ampliação e alterações necessárias à realidade de cada atividade pedagógica.
OBJETIVOS GERAIS
  • Experimentar uma experiência real (cozinhar);
  • Resolver problemas;
  • Desenvolver a socialização;
  • Desenvolver o potencial criativo;
  • Fortalecer os laços entre seus colegas, professora e famílias.

OBJETIVOS ESPECIFICOS
  • Escrever textos instrucionais;
  • Estimular a expressão oral;
  • Saber organizar um evento;
  • Trabalhar a criatividade
  • Produzir textos para leitura da turma;
  • Explorar o sistema de medida de massa;
  • Explorar o tema alimentação saudável;
  • Aprofundar conhecimentos linguísticos.   
                      

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