sexta-feira, 29 de abril de 2016

JERGS 2016

      Os Jogos Escolares do Rio Grande do Sul - JERGS estão completando neste ano a 46ª edição. Nos meses de abril e maio estão sendo realizadas as Etapas Municipais onde o campeão está classificado para a etapa de Coordenadoria nas seguintes modalidades: futsal, vôlei, basquete, handebol, xadrez e atletismo nas categorias infantil (11-14 anos) e juvenil (15-17) nos naipes masculino e feminino.
      A Etapa de Coordenadoria terá as seguintes sedes: FUTSAL Cachoeirinha, Basquete e Handebol Viamão, Xadrez Glorinha, Vôlei Gravataí e Atletismo UNISINOS. Em junho está previsto o início desta etapa. 

CALENDÁRIO 28ª CRE JERGS/2016
01ª Região


Inscrições abertas para Contratação Temporária de Professores: Educação Especial, Libras e Língua Guarani

      Está aberto o Edital 5/2016 para formação de banco de contratação temporária para os cincos municípios pertencentes a 28ª CRE. Fique atento no período de inscrições:
 Inscrição de 29/04/2016 a 06/05/2016 

Segue a detalhamento das vagas por município:



quinta-feira, 28 de abril de 2016

Medidas de prevenção e controle da gripe para a comunidade escolar

    A cada temporada de gripe é esperado que ocorram aglomerados de casos em instituições escolares. Para prevenir a transmissão é recomendado manter os ambientes ventilados, implementar medidas de higiene do ambiente escolar e estimular que os indivíduos apliquem a etiqueta respiratória e aumentem a ingestão de líquidos.
      Não está indicada a suspensão de aulas e demais atividades na escola como medida de prevenção e controle de infecção.
     Alunos, professores e demais funcionários que adoecerem devem permanecer em casa por até 7 dias após início dos sintomas ou até 24 horas após cessar a febre, com vistas a diminuir a transmissão da gripe.
    As seguintes medidas de prevenção individual devem ser estimuladas pelos professores, cuidadores, alunos e funcionários buscando diminuir a transmissão de pessoa a pessoa:

• Higienizar as mãos com água e sabonete/sabão antes das refeições, após tossir, espirrar ou usar o banheiro;
• Evitar tocar os olhos, nariz ou boca após tossir ou espirrar ou após contato com superfícies;
• Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;
• Proteger com lenços (preferencialmente descartáveis) a boca e nariz ao tossir ou espirrar para evitar disseminação de gotículas das secreções; na impossibilidade de serem usados lenços, recomenda-se proteger a face junto à dobra do cotovelo ao tossir ou espirrar;

As escolas/creches devem buscar implementar medidas que diminuam a contaminação de objetos e ambientes tais como:
• Prover dispensadores com preparações alcoólicas para as mãos e estimular os alunos a higienizar as mãos após contato com secreções respiratórias;
• Prover lavatório/pia com dispensador de sabonete líquido, suporte para papel toalha, papel toalha, lixeira com tampa com acionamento por pedal para o descarte de lenços e lixo;
• Realizar a limpeza e desinfecção das superfícies das salas de aula e demais espaços da escola (classes, cadeiras, mesas, aparelhos e equipamentos de educação física) após o uso. O vírus da influenza é inativado pelo álcool a 70% e pelo cloro. Portanto, preconiza-se a limpeza das superfícies, com detergente neutro seguida da desinfecção com soluções desinfetantes.
• Preferir não utilizar bebedouros. No entanto, na impossibilidade disto, evitar compartilhamento de copos/vasilhas. Estimular a utilização de garrafas de água individuais.
• Em creches, lavar regularmente os brinquedos com água e sabonete/sabão.

ATENÇÃO
      Alunos, professores, cuidadores e funcionários com síndrome gripal devem ser encaminhados para atendimento médico. É caso suspeito de gripe toda pessoa que apresentar doença aguda de início súbito, com febre, tosse ou dor de garganta acompanhado de ao menos um desses sintomas: cefaléia (dor de cabeça), mialgia (dor nos músculos), artralgia (dor nas articulações).

Fonte: Site da Secretaria de Educação

terça-feira, 26 de abril de 2016

Escola Stella Maris instala a 19ª CIPAVE da 28ªCRE

      No dia 26/04, a direção da escola Stella Maris/Alvorada, juntamente com a comunidade escolar e assessoria da CRE, formou a 19ª CIPAVE (Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar), com o objetivo de diagnosticar as vulnerabilidades no âmbito escolar, planejando ações que visam à resolução dos problemas cotidianos de forma ágil e eficaz.
      Foi convidado para o evento representante da Secretaria de Cultura do município, Fábio Verçosa, no qual palestrou aos alunos sobre a temática Bullying.

Alunos dos anos finais do Ensino Fundamental


Escolas que possuem CIPAVES, até o momento, na 28ªCRE

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Programa de Leitura "Lendo pra Valer" da Escola Genésio Pires recebe o autor Cássio Pantaleoni

      No dia 12 deste mês de abril, alunos e professores da Escola Genésio Pires receberam a visita do autor Cássio Pantaleoni. As atividades foram realizadas pelos alunos das Séries Iniciais e Finais do Ensino Fundamental através da leitura do livro “A corda que acorda” e do Ensino Médio Politécnico com o livro “O segredo do meu irmão”. Os alunos leram os livros adquiridos pela Escola e as professoras da biblioteca trabalharam a história na Hora do Conto. Depois os alunos fizeram desenhos e produções textuais que foram expostas no dia da visita e lidas para o autor. No Ensino Médio Politécnico a dinâmica foi semelhante resultando em trabalhos excelentes que foram entregues ao autor ao término da palestra.
      A visita do autor Cássio Pantaleoni foi de extrema importância para os nossos alunos. O autor demonstrou total disponibilidade para responder os questionamentos dos mesmos; diante de todas as perguntas com muita transparência, em alguns momentos abordando fatos de sua vida pessoal.
      Com esta atividade cumprimos o nosso objetivo de motivar nossos alunos para a leitura. O autor com suas exposições e brincadeiras conseguiu prender o público que leu e com certeza instigou a ler aqueles que ainda não haviam lido.
      O autor Cássio Pantaleoni foi um excelente comunicador e durante toda conversa com os alunos e professores, prendeu a atenção de todos que se comunicavam com o mesmo, com muita alegria e afeto.

Número de alunos participantes do projeto de leitura:
Ensino Fundamental – anos iniciais 70
Ensino Fundamental – anos finais 32
Ensino Médio 80 

      Professores e outros membros da comunidade escolar participantes: Professoras Lúcia Maria Homem e Silvia Pereira Rocha responsáveis pela Biblioteca; Marcelo Ache dos Santos aluno do 2º ano do EM Politécnico; Professoras Silvana Guarise da Silva, Ângela Rescia, Andréia Guimarães e Débora Malta da área das linguagens e as Professoras do CAT Andréia Rosa, Juliete Viana e Vera Lúcia Rodrigues e equipe diretiva Prof. Ângela Ferreira e Rosária Moraes.


Aluna autografou as ilustrações que fez para o mural com cenas do livro “O segredo do meu irmão”


Autor Cássio Pantaleoni e professoras da Escola

Conversa com os alunos do Ensino Médio

Autor Cássio Pantaleoni conversa com alunos do Ensino Fundamental sobre o livro “A corda que acorda”

quarta-feira, 13 de abril de 2016

ROBOED Livre e ROBOED Kids realizam encontros

      O Grupo de Robótica Educacional da 28ªCRE realizou em março as primeiras reuniões para apresentar aos diretores a proposta de trabalho para este ano de 2016. Nas últimas semanas ocorreram as primeiras reuniões por grupos de professores, destaque para a grande adesão dos professores no grupo ROBOED Kids, que desenvolverá robótica direcionada aos alunos dos ano inciais de nossas escolas.
Segue o cronograma dos próximos encontros:






Atividades realizadas em março e abril deste ano

segunda-feira, 11 de abril de 2016

Formação com os Supervisores das Escolas Estaduais da 28ªCRE.


       No período de 08 à 10 de março aconteceu a Formação com os Supervisores das Escolas Estaduais da 28ªCRE.
Neste 1º encontro foi realizado o estudo das atribuições do supervisor e a importância do seu papel no contexto escolar e uma reflexão do que é necessário para que a aprendizagem seja bem sucedida: PLANEJAMENTO COLETIVO, ACOMPANHAMENTO CONSTANTE, CONHECIMENTO DO PERFIL DA COMUNIDADE ESCOLAR. 
As reuniões acontecerão mensalmente para que CRE e Escola garantam a articulação entre os segmentos escolares numa proposta pedagógica que direcione a ação educativa num processo atuante e dinâmico, onde equipe diretiva, professores, alunos e família sintam-se envolvidos.

Supervisoras do município de Alvorada

Supervisoras do município de Cachoeirinha

Colégio Nicolau Chiavaro Neto tem novo prédio

      Cerca de 800 alunos do Colégio Estadual Professor Nicolau Chiavaro Neto, de Gravataí, iniciaram na segunda-feira, 14 de março, seu primeiro dia de aulas no novo prédio, que fica no bairro Parque dos Anjos. O espaço foi locado pelo prazo de cinco anos, até que seja adquirido um local para abrigar definitivamente o estabelecimento de ensino.
      O secretário estadual de Educação, Vieira da cunha, e a Coordenadora regional de Educação, Neusa Abruzzi, receberam os estudantes esta manhã, ao lado da direção e professores.
      “Desde o dia em que recebemos a informação de que os proprietários da antiga sede não iriam renovar o contrato de locação até hoje foi um longo caminho. Tivemos muitas reuniões com os professores, o Círculo de Pais e Mestres e o Grêmio Estudantil, para definirmos as adequações que seriam feitas no prédio e a mudança para este local”, lembrou Neusa.
      No passado, uma malharia funcionava no prédio. Por isso, ele passou por obras de adaptação, todas custeadas pelo proprietário. O colégio agora possui nove salas de aula, além de laboratórios, auditório, acessibilidade e um amplo saguão.
      “Nós aguardamos com ansiedade para saber como tudo ficaria, pois sabíamos que aqui era um grande pavilhão. Foi uma boa surpresa ver que o prédio ficou melhor do que imaginávamos”, contou a presidente do Grêmio Estudantil, Brenda Krummenauer.
      Aloísio Espíndola, diretor do colégio, lembra que desde a sua fundação o Nicolau funcionava em um prédio locado. Ele saudou a nova estrutura, que possui melhores acomodações. “Este governo foi o único que não empurrou o problema com a barriga. Hoje, começamos um novo ciclo, e queremos agradecer a Secretaria de Educação por termos hoje um local digno para receber os alunos. Seguiremos na luta para que o prédio seja adquirido pelo Estado, ou uma nova sede construída”, disse Aloísio.
      Com a boa gestão das verbas oriundas da autonomia financeira das escolas – dinheiro repassado pelo Governo do Estado e administrado pela direção –, a compra de parte do mobiliário, como os bancos para o saguão, será viabilizada com recursos do caixa do Colégio Nicolau. Já as salas de aula deverão receber nos próximos meses classes e cadeiras novas, adquiridas pelo Governo do Estado.
      “A Secretaria da Educação está investindo mais de R$ 1,5 milhão na compra de mobiliário para as escolas do Estado, devemos receber estes materiais nos próximos dias e a distribuição iniciará pelo Colégio Nicolau Chiavaro Neto, pois vocês merecem em função de ser uma comunidade escolar que sabe o que quer e faz acontecer”, anunciou o secretário de Educação, Vieira da Cunha.
      Vieira lembrou também que em 2015, com todas as dificuldades que o Estado atravessa, 33,7% da receita líquida foi investida em educação. “Ainda é pouco, pois caiu a arrecadação. Mesmo assim, mais de 1/3 de tudo que foi arrecadado com impostos em 2015 foi investido na área. Isso nos permitiu aplicar R$ 91,5 milhões em obras escolares no ano passado, valor que precisamos e queremos dobrar em 2016”, finaliza o secretário.
      O Colégio Estadual Professor Nicolau Chiavaro Neto funciona em três turnos e atende alunos das séries finais do Ensino Fundamental e o Ensino Médio.


Texto: Site SEDUC

Formações de Julho ocorrem por Áreas de Conhecimento

        A 28ª CRE, coordenada por Neusa Abruzzi, realizou nos dias 20 e 21 de julho as formações pedagógicas destinadas aos professores da rede estadual de Alvorada, Cachoeirinha, Glorinha, Gravataí e Viamão, contemplando mais de 5 mil professores nos dois dias.
       O trabalho começou com os docentes dos anos iniciais, que participaram de atividades corporais ministradas pela professora Miryam Peraça Brauch. Já os professores dos anos finais do ensino fundamental e médio realizaram as formações por áreas de conhecimento: Linguagens (professora Claudia Yoshida), Ciências Humanas (professores Luciano Marques de Jesus e Kinsey Pinto), Ciências da Natureza (professores Marcelo Eichler, Fátima Fernandes Izidoro e Nara Ferrugem Soares) e Matemática (professora Dilce Cardoso).
      Os psicólogos Luciana Silveira e Rafael Freitas abordaram o tema “Drogadição, como agir”. A atividade foi destinada aos orientadores educacionais. Já o palestrante Ednilson José Roesler abordou as características e os objetivos da EJA (Educação para Jovens e Adultos). 
      A equipe da 28ª CRE agradece a parceria de todos os palestrantes, é importante ressaltar que todos contribuíram de forma gratuita com o seu trabalho, fato que revela o seu compromisso com a Educação Pública de nosso Estado.

 Professor Luciano Marques de Jesus, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da PUCRS, foi um dos palestrantes convidados.






Educação Empreendedora 

 Durante a semana também aconteceu a formação “Educação Empreendedora” - Projeto Despertar, que é uma parceria entre a Secretaria Estadual da Educação, SUEPRO e SEBRAE. O encontro envolveu os professores das escolas técnicas agrícolas da 11ª e 28ª CREs.

sexta-feira, 8 de abril de 2016

28ª CRE realiza Seminário PNAIC

        Nem mesmo a chuva torrencial abalou a disposição das professoras alfabetizadoras da 28ªCRE no  Seminário Inicial do PNAIC/2015. O evento ocorreu no auditório da ULBRA Gravataí, no dia 24 de setembro e iniciou com a Atividade Cultural: Coral Carlos Bina Sogil.
       A abertura ficou por conta da Assessora Pedagógica e Coordenadora Local PNAIC Raquel da Silva, que destacou a importância do projeto na construção de uma educação pública de qualidade.
Em seguida, contamos com a participação de várias escolas da rede estadual, que apresentaram seus relatos de práticas pedagógicas exitosas, nas diversas áreas do conhecimento: Inclusão, Meio Ambiente, Alfabetização, Matemática e Ciências Humanas. Também contamos coma presença do escritor Arthur Madruga.
       Foi um dia de muito aprendizado onde o trabalho pedagógico foi o centro da reflexão e o professor foi protagonista deste processo.




ROBOED participa de encontros estaduais e nacionais

      O Grupo de Robótica Educacional da 28ª CRE - ROBOED participou em 2015 de uma série de eventos, tanto no nível estadual, quanto nacional. O Instituto de Educação Princesa Isabel, de Cachoeirinha esteve com seu grupo de robótica partici-pando da Olimpíada Brasileira de Robótica-OBR, nos dias 22 e 23 de agosto, na Unisinos.
      A Competição Brasileira de Robótica Educacional-COBRE, realizada nos dias 16 e 17 de outubro, no TECNOPUC, em Viamão teve a participação dos grupos de robótica das escolas estaduais participantes do ROBOEB. Foram premiadas no evento, as escolas Castro Alves, de Alvorada; Guimarães Rosa e Instituto Princesa Isabel, de Cachoeirinha e do Colégio Antonio Gomes Correa, de Gravataí. Todas premiadas na competição. A Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia e Mostra Internacional de Ciência e  Tecnologia realizada nos Pavilhões da FENAC, em São Leopoldo, de 26 a 29 de outubro, teve a participação do Grupo ROBOED da 28ª CRE, através das Escolas Guimarães Rosa e Instituto Princesa Isabel.
      Já na VII Mostra de Pesquisa e Extensão, na Ulbra, em Gravataí, de 17 a 19 de novembro, teve as presenças do Grupo de Robótica das escolas estaduais Vale Verde, de Alvorada e Guimarães Rosa, de Cachoeirinha. No Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Restinga, dia 26 de novembro, na ROBOTEC, foram premiados as escolas estaduais Vale Verde e Guimarães Rosa.
 
Grupo de professores do ROBOED 28ªCRE
 

Estado entrega Netbooks às escolas

      Escolas estaduais, num total de 41 receberam no mês de outubro deste ano, netbooks para o Projeto Laboratório Móvel, dentro do Programa Província de São Pedro. Em 2014, 18 escolas já haviam recebido estes equipamentos.
      O investimento aplicado na compra dos equipamentos foi da ordem de R$ 14,5 milhões. Ao todo, o Estado investiu ao longo deste ano, R$ 38 milhões na área de Tecnologia da Informação com a aquisição de máquinas e softwares para qualificar e potencializar a cultura digital e a gestão escolar.
      Todas as escolas contempladas passaram por treinamento para a operacionalização dos netbooks. Além da instrução sobre o uso dos equipamentos, as escolas receberam qualificação para a utilização pedagógica dos objetos de aprendizagem e ferramentas educacionais disponíveis nos netbooks.
      As formações foram prestadas pelo Núcleo de Tecnologia Educacional da 28ª CRE, que disponibilizou cerca de dois mil objetos de aprendizagem que podem ser instalados nos netbooks e utilizados de maneira offline. As ferramentas incluem jogos, editores de texto, imagem, áudio e vídeo. O trabalho é desenvolvido sob.
Coordenadora Prof. Neusa Abruzzi entrega os netbooks às escolas de Alvorada

2015: O ano da Robótica Educacional na 28ª CRE

      O Núcleo de Tecnologia Educacional-NTE desenvolveu, ao longo de 2015, um projeto inovador que uniu professores e alunos interessados em trabalhar com a Robótica Educacional-ROBOED. Busca fomentar a criação de novos grupos nas escolas estaduais da região da 28ª CRE.
      Os passos iniciais foram dados em 27 de abril, quando foram apresentados os Projetos de formação na Robótica Educacional na 28ª CRE. A partir então, professores participaram de um curso de formação, na área, com o professor Roben Lunardi, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Restinga.
As atividades do ROBOED começaram em 15 de julho deste ano, com a participação de sete escolas de Alvorada, quatro de Cachoeirinha, três de Gravataí e quatro de Viamão. De acordo com a coordenadora do NTE, professora Suziane Toffoli, a Robótica Educacional é uma ferramenta de aprendizagem capaz de envolver os alunos e promover uma maior apropriação dos conhecimentos desenvolvidos na escola.
      A proposta, ensina Suziane, é instigar a pesquisa, a curiosidade tecnológica criando um ambiente educacional dinâmico e interdisciplinar, pois agrupa e aplica conhecimentos nas áreas de Microeletrônica, Engenharia Mecânica, Física Cinemática, Matemática, Português, Educação Artística entre outras áreas.
Já as atividades previstas no Projeto, são o conhecimento e formação de professores, utilização de diferentes kits de robótica, uso e coleta de sucata eletrônica e valorização da Robótica Livre. Também possibilita a criação e desenvolvimento de protótipos robóticos, participação em competições de robótica estaduais e nacionais e ainda, visitação e participação em Mostras científicas Regionais.

Grupo de professores da ROBOED 2015

Professores Guilherme e Suziane prestigiando o trabalho dos alunos da Escola Princesa Isabel

Alunos trabalhando com robótica

Sala de Recursos recebe Assessoria

      Os profissionais que atuam nas salas de recursos, localizadas em escolas estaduais da 28ª CRE, receberam ao longo de 2015, assessoria especial da Assessora de Educação Especial da Coordenadoria, professora Neuza Neto. Os encontros tiveram por objetivos promover relatos, estudos de casos, esclarecimento da Legislação que rege a Educação Especial, além de avaliar e refletir sobre a atuação dos profissionais envolvidos com a Educação Especial.
      De acordo com Neuza Neto, os professores das Salas de Recurso se sentiram acolhidos e valorizados. Eles vislumbram para o próximo ano, o envolvimento da sociedade no respeito às diferenças e na concretização da rede de apoio. A intenção é, de acordo com esta Assessoria, conscientizar as Escolas para que se sintam parte do processo de inclusão.

Alcebíades desenvolve "A arte de escrever histórias"

      As professoras Marcia Rosito Laitano e Claudia Waengertner, do Colégio Estadual Alcebíades Azeredo dos Santos, de Viamão, tendo como fonte de inspiração, o pensamento de Paulo Freire, realizaram durante o ano letivo de 2015, o Projeto “A Arte de Escrever Histórias em Sala de Aula”, vol.II. O desafio, de acordo com as professoras, foi o de fazer a diferença em sala de aula, atingindo muitos objetivos.
      A ideia, de acordo com as professoras, foi de trabalhar a produção textual através de gêneros literários, usando como incentivo o computador em encontros semanais no Laboratório de Informática e no Laboratório Móvel. Os textos apresentados através de histórias, nos diferentes gêneros, traduziram a percepção dos alunos acerca das figuras e de assuntos observados e vivenciados no seu cotidiano. Ao final, resultou na publicação do livro A Arte de Escrever Histórias em Sala de Aula, prefaciado pelo professor e escritor Saul Sastre.
      No dia 16 de dezembro, os estudantes foram recebidos pelo Governador José Ivo Sartori e pelo Secretário de Estado de Educação Carlos Eduardo Vieira da Cunha. Entregaram a eles, um exemplar do livro. Após o encontro, alunos e professores participaram da solenidade de lançamento do programa Escola Melhor, Sociedade Melhor.

Governador e Secretário recebem os estudantes



Novos Diretores - Gestão 2016/2018

      Foram empossados na manhã da quarta-feira (30 de dezembro de 2015), no Auditório Dante Barone, da Assembleia Legislativa, os novos diretores que irão assumir as 90 Escolas Estaduais situadas em Alvorada, Cachoeirinha, Glorinha, Gravataí e Viamão para o próximo triênio.

Escolas de Alvorada
CE Antônio de Castro Alves – Fernando Duarte Ferreira
CE Érico Veríssimo – Luiz Daniel Silva
CE Olga Benário – Luis Renato Batalha Ribeiro
EEEB Júlio César Ribeiro de Souza -  Letícia Rosseto
EEEB Prof. Gentil Viegas Cardoso – Rosângela Machado Moura
EEEF Brig. Antônio Sampaio – Otto Junior Maia Hoerning
EEEF Maurício Sirotskiy Sobrinho – Lino Vladimir de Oliveira
EEEM Campos Verdes – Vera Lúcia Cardoso Guimarães
EEEM Carlos Drumond de Andrade – Silvana Pawlowsky
EEEM Mário Quintana – Ana Rosa Martins dos Santos
EEEM Nossa Senhora Aparecida – Olavo Trisch
EEEM Sen. Salgado Filho – Dagmar Rossi da Silva
EEEM Vale Verde – Liane Schneider
EEEF João Belchior Marques Goulart – Cristiane Silveira Fonseca
EEEF Manoel Luiz Osório – Helena Wereszko
EEEF Stella Maris - Liomara Teixeira
IEE Nossa Senhora do Carmo – Lauralice Marcolin Heberle


Escolas de Cachoeirinha
CAE Daniel de Oliveira Paiva – Nelma Teresinha Dias
CE Rodrigues Alves – Eunice Dias de Almeida
EEEB Luiz de Camões – Dani Drehmer de Oliveira
EEEF Frederico Augusto Ritter – Adriana Souza Fernandes
EEEF. Neuza Gouart Brizola – Jocimara Ledur Rodrigues
EEEM Francisco José Rodrigues – Carlos Eduardo Santos Trampuski
EEEM Gov. Roberto Silveira – Sandra Maria Mariot Lazzarotto
EE.EM Guimarães Rosa – Clédina Maria Lima dos Santos
EEEM Mario Quintana – Valquíria Gomes Daudt
EEEM Nossa Senhora de Fátima – Helga Rosana Galvão Stefani
EEEM Osvaldo Camargo – Rosana Monte da Cunha Oliveira
EEEM Presidente Kennedy – Daniela Rocha Machado
ETE. Mal. Mascarenhas de Moraes – Jones Antônio Braga Nunes
IEE Princesa Isabel – Edmir Luiza Alves Dorneles


Escolas de Glorinha
CE Deoclécio Ferruegm – Nara Elis Bervig de Melo
EEEF Cônego Pedro Wagner – Silvana Souza Maciel


Escolas de Gravataí
EEEF Anita Garibaldi - Meri Antoninha Martins de Brites
EEEF Antônio José de Alencastro – Adriana Bastos Nuñes
EEEF. Estado de São Paulo – Tatiana Reichak Skalski
EEEF Etelvina Silveira Vieira – Maria Elisângela da Silva Justin
EEEF Irmã Cléssia – Evelise dos Santos Silva
EEEF Profª. Clotilde Rosa – Daniela dos Santos
EEEF Profª. Maria Josefina Becker – Paulo Mozart Andrada Amaral
EEEF Salvador Canellas Sobrinho – Andréia Couto da Silva
EEEF Santa Tecla – Jairo Moreira da Silva
EEEM Adelaide Pinto de Lima Linck – Andrea de Cássia Reus
EEEM Antônio Gomes Corrêa – Alda Terezinha Acorsi
EEEM Barbosa Rodrigues – Daniel Rosa Assunção
EEEM Carlos Bina – Marcia Cristiane Soares
EEEM Dr. Luiz bastos do Prado – Milene de Oliveira Silveira
EEEM Emília Viegas da Rocha – Beatriz Celoi Lima Susin
EEEM Frei Velloso – Cátia Maria Padim Silveira
EEEM Heitor Villa Lobos – Rosane da Silva Melo
EEEM José Maurício – Viviane Marcia de Oliveira Soster
EEEM Morada do Vale I – Simone Garcia Torquato
EEEM Padre Nunes – Fabiana Dimer Raupp
EEEM Ponche Verde – Jotoar Tadeu Tomaz
EEEM Nicolau Chiavaro Neto – Aloísio Linden Espíndola
EEEM Tuiuti – Geovana da Rosa Affeldt


Escolas de Viamão
CE Alcebíades Azeredo dos Santos – Maria
CE Cecília Meireles – Leandro Fussieger Dutra
EEEF Adônis dos Santos – Ana Beatriz Geruntho Salaberry
EEEF Antônio de Souza Neto – Luciane Beatriz Allem
EEEF Canadá – Camila Lima Thomas Silva
EEEF Carlos Chagas – Maria da Graça Paula de Almeida
EEEF Liberato Salzano Viera da Cunha – Simone Fagundes de Souza
EEEF Érico Veríssimo – Rejane Maffioletti Becker
EEEF Ana Jobim – Valentim Diniz Corrêa
EEEF Rui Barbosa – Maria Carlota de Oliveira Amado
EEEF Walt Disney – Diego Londero
EEEF João Barbosa – Virgéria Cezar Custódio
EEEM Açorianos – Marcelo Lima Melnitzki
EEEM Ayrton Senna da Silva – Naiara Nunes Cardoso
EEEM Barão de Lucena – Mônica Almeida de Oliveira
EEEM Dr. Genésio Pires – Rosária Lanziotti Moraes
EEEM Farroupilha – Marivone de Azevedo Moraes
EEEM Francisco Canquerini – Patrícia Pereira Malta
EEEM Governador Walter Jobim – Verenice maetins Camargo
EEEM Minuano – Andrea Ferreira de Carvalho
EEEM Nísia Floresta – Miriam Regina Sippel Martins
EEEM. Orieta – Cirêde Queiroz Ferreira
EEEM Prof. Tolentino Maia – Fabiane de Souza Fraga Teixeira
EEEM Profª Celia Flores Lavra Pinto – Meliça da Silva
EEEM Santa Isabel – Silvia Regina da Silveira
EEEM Setembrina – Ednilson José Roesler
EET Agricultura – Evandro Cardoso Minho


ETA completa 105 anos e homenageia Brizola

      A Escola Técnica de Agricultura-ETA, de Viamão, completou em 5 de dezembro, 105 anos de sua  fundação. Para comemorar a data, a Escola promoveu uma grande festa em 8 de dezembro. O dia foi marcado pela homenagem ao aluno mais ilustre da ETA, o ex-governador do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro Leonel de Moura Brizola, com um busto esculpido pelo artista plásti-co Itamor Rodrigues. 
      Brizola formou-se Técnico Agrícola em 1938. E de acordo com diretor, professor Evandro Cardoso Minho, toda a vez que a ETA precisou, Brizola se fez presente de forma imediata e incondicional. “Então a comunidade escolar, decidiu homenageá-lo” explicou. O Diretório Nacional do PDT, partido fundado por Brizola, cobriu os custos de confecção e instalação da escultura.
      Estiveram presentes na solenidade, entre várias autoridades, o secretário de Estado da Educação Carlos Eduardo Vieira da Cunha e a Coordenadora da 28ª CRE, professora Neusa Bersagui Abruzzi. O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi veio do Rio de Janeiro prestigiar a festividade. A família Brizola foi representada pelos netos Juliana e Carlos.
      Após solenidade e almoço, autoridades visitaram as dependências da Escola que está instalada em 407 hectares, com 13 unidades de produção, entre os quais, laboratório de aprendizagem onde desenvolvem a prática pedagógica, gado de corte, gado de leite, fruticultura, olericultura e mecanização.
Além das autoridades, prestigiaram a festa, 1250 ex-alunos da instituição. Um deles, veio dos Estados Unidos prestigiar sua Escola. O ex-aluno mais velho presente no aniversário da ETA é Paulo Shenini com 90 anos. Ele formou-se em 1946 e depois tornou-se professor de sua ex-escola.

Autoridades na homenagem a Leonel Brizola



Coordenadora Neusa Abruzzi prestigia o evento

Poli se ilumina para esperar o natal

      A Escola Estadual Polivalente Presidente Kennedy, de Cachoeirinha, contempla em seu PPP, a busca de um espaço físico escolar com um ambiente acolhedor, prazeroso e humanizado. É um espaço pedagógico que precisa ser preservado para acolher bem os estudantes, valorizando as produções dos alunos nos eventos organizados pela Escola.
       Dentro desta ideia, uma das atividades implantadas pela ex-diretora Marilda Cristina dos Santos Gregório, que aposentou-se recentemente, faz parte da tradição da Presidente Kennedy, as diferentes decorações no prédio e no pátio da Escola, em datas comemorativas. Nesta ocasião, a Escola está “vestida de luz”. Todo o prédio, saguão e pátio estão decorados com luzes e enfeites natalinos.
      Os alunos, de acordo com Marilda, participam ativamente da construção e principalmente da preservação do ambiente, mantendo-o como no dia em que foi construído. Os espaços decorados são sempre de grande circulação, transformando a Escola em mais uma morada dos alunos.


Instituto Isabel de Espanha: "Açores nossas origens nas ilhas do encanto" tem 2ª Edição

      As professoras Adriana Soares, Carina Armani, Conceição dos Santos, Lucélia Adami e Viviane Bilo, do Instituto Estadual de Educação Isabel de Espanha, de Viamão, lançaram este ano a 2ª edição do Livro Açores Nossas Origens nas Ilhas de Encanto. A obra divulga a Cultura Açoriana e é um esforço dos professores que atuam na Sala Açoriana Antero de Quental do Isabel de Espanha, educandário hoje com 61 anos.
      Nesta obra, o professor encontrará um valioso material sobre a Cultura Açoriana e suas influências no
Rio Grande do Sul. Para enriquecer e complementar os conteúdos abordados nos 3º e 4º anos do Ensino Fundamental, o livro sugere atividades, trabalhos artesanais e receitas que levam alunos a uma emocionante viagem ao Arquipélago do Açores.

Professoras  entregam livro ao Secretário de Educação e à Coordenadora Neusa Abruzzi

Tuiuti é o 1º no Enem

      A Escola Estadual de Ensino Médio Tuiuti, de Gravataí, conquistou pela quarta vez, o primeiro lugar no Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM, entre as escolas públicas de Gravataí.
      O resultado obtido, de acordo com a diretora Janice Soares de Oliveira, é mérito da proposta pedagógica da Escola e dos alunos que se dedicaram aos estudos. É também o esforço e empenho dos professores que se dedicam e auxiliam os alunos nesta caminhada.

Alunos do Clotilde Rosa lançam livro

      Alunos do 3º e 4º anos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Clotilde Rosa, de Gravataí, lançaram os livros “Viva a Diferença” e “Bullying: perguntas a serem respondidas com gestos”. As obras foram lançadas e autografadas nas Feiras do Livo de Gravataí e de Porto Alegre. 
      Também foram apresentados em evento com o Secretário de Estado da Educação Carlos Eduardo Vieira da Cunha. Ao receber o livro das mãos da diretora da Escola Marelaine Rodrigues, o secretário elogiou a publicação, lembrando que a Escola se antecipou a Lei 13.185/15, de sua autoria, que institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying).

Diretora Marelaine entrega livro à Vieira da Cunha

quinta-feira, 7 de abril de 2016

Alunos da Escola Luiz de Camões produzem documentário sobre profissões

      A Escola Estadual Luiz de Camões, dentro do espaço pedagógico do Seminário Integrado lançou o Projeto “Curta Camões”. Destinado aos alunos do Ensino Médio, a atividade consiste na produção, pelos alunos de documentários, de curta duração, tendo como tema principal, as profissões para as turmas de 1º ano e tema livre para os demais anos do Ensino Médio. 
      Sob a orientação dos professores, os alunos, ao longo do ano, escrevem o projeto, elaboram um banner de divulgação e gravam seu próprio documentário. E no mês de dezembro, após uma banca de avaliação, os  melhores curtas são premiados em uma cerimônia na Câmara de Vereadores de Cachoeirinha, com direito a fotos e troféus.

Alunos do Frei Velloso recebem o Papai-Noel

      Os 190 alunos do Currículo por Atividades da Escola Estadual de Ensino Médio Frei Velloso receberam, no dia 18 deste mês, a visita do Papai-Noel. Simbolizando solidariedade e sensibilidade, todos se mobilizaram para atender as cartinhas das crianças com  seus pedidos ao “Bom Velhinho”.
      Professores da Escola, da 28ª CRE e da comunidade se uniram e tornaram realidade o sonho das crianças.

Papai Noel entrega presentes aos alunos

Escola Alencastro tem Grupo de Teatro

      Conect@dos, é o nome do Grupo de Teatro da Escola Estadual de Ensino Fundamental Antônio José de Alencastro, de Gravataí. Seu fundador, professor de Geografia e História, Vanderlei Cardoso, conta que o Grupo teve início na própria sala de aula. O objetivo inicial segundo ele, foi para que os alunos perdessem a inibição e a melhoria da qualidade das apresentações de trabalhos escolares.
      Vanderlei Cardoso conta que percebia que os estudantes produziam excelentes trabalhos, mas na hora de apresentá-los vinha a timidez. “Então os desafiei a fazer teatro para perderem aos poucos, a inibição”, ressalta o professor. O início foi em 2013 e desde então, saíram da sala de aula, romperam os muros da Escola e passaram a ocupar outros palcos.
      O Conect@dos conta com 26 integrantes do 6º ao 9º ano, além de estudantes de outras escolas. O Grupo tem como lema a palavra UBUNTU, que deriva do conceito africano de mesmo nome que significa “Sou o que sou, pois somos todos iguais”.

Grupo Conect@dos

Guimatech apresenta Protótipos de Tanques

      A Escola Estadual Guimarães Rosa, de Cachoeirinha, possui há um ano, seu Grupo de Robótica denominado Guimatech. Coordenado pelos professores Danielly Santos, Douglas Schereiber e Juliano Bastianello e ainda com os alunos do 9º ao 3º ano do Ensino Médio , turnos manhã e noite, o Grupo, neste ano de 2015, teve intenso trabalho participando de diversas feiras e atividades.
      O Guimatech esteve na Mostratec, uma das maiores feiras de trabalhos da América Latina. Lá  apresentaram, desenvolvidos com os alunos, os protótipos de dois tanques de materiais reciclados, um em PVC e o outro com peças automotivas e correias de motocicleta, com capacidade de para suportar uma  pessoa de 80 quilos.
     Com idéias criativas, explicam os professores, conseguiram produzir os equipamentos com custo  reduzido na faixa dos R$ 250,00. Outro protótipo é a “Luci”, uma lixeira para pessoas portadoras de necessidades especiais. Equipada com sensor eletrônico, ela detecta a pessoa a sua frente, levanta a tampa e emite um efeito sonoro e após, retorna a posição de origem.
      Todas as inovações implantadas na Escola pelo Guimatech, começaram após os coordenadores do Grupo passarem por curso de robótica desenvolvido pelo NTE da 28ª CRE, em parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Restinga.

Piquenique da leitura na Escola Stella Maris

      A Escola Estadual de Ensino Fundamental Stella Maris, de Alvorada, promoveu em 15 de dezembro, a atividade intitulada “Piquenique da Leitura”. Participaram 350 alunos de 16 turmas do 1º ao 5ºano. 
      A atividade aconteceu no pátio da Escola e teve por objetivo despertar nos estudantes, o hábito da leitura, de maneira lúdica. A idéia, de acordo com a diretora Luciana Vitória Letieri, é organizar esta atividade por trimestre. Participaram do evento as professoras das turmas e da Biblioteca.

Crianças no Piquenique da Leitura

Escola Campos Verdes: Redação "Entre a morte e a esperança" vence concurso

      A aluna Eduarda Herzog Morel, do 9º ano da Escola Estadual de Ensino Médio Campos Verdes, de Alvorada, venceu o concurso de redação sob o tema História do Holocausto. Com o título da redação “Entre a Morte e a Esperança”, a estudante de 15 anos concorreu com alunos do 8º, 9º, Ensino Médio de escolas municipais e estaduais.
      A temática Holocausto Múltiplos Olhares teve sua VI Jornada acontecida em 26 de setembro ao longo do dia, na sede do Ministério Público Estadual com extensa programação com palestras, documentários, dramatizações. Foi destinado a professores da rede pública e universitária, quando houve o lançamento do concurso de redação.
      Na Escola Campos Verdes, de acordo com a diretora Lisiane Schneider, a temática Holocausto foi  trabalhada na disciplina de História, no período de outubro à novembro. No final, sete redações foram selecionadas e destas, cinco foram enviadas aos organizadores do evento. Foi então escolhida a redação da aluna Eduarda, que junto com o professor de História, Silvio Assunção, ganharam como prêmio, uma viagem à Curitiba onde irão visitar o Museu do Holocausto.

Banda da Escola Mário Quintana-CAIC é campeã estadual

      A Banda Marcial da Escola Estadual de Ensino Médio Mário Quintana, de Alvorada, participou em 17 de outubro, do XXIV Concurso Estadual de Bandas e Fanfarras, realizado na cidade de Pantano Grande. O evento foi promovido pela Federação de Bandas do Rio Grande do Sul.
     A Banda da Mário Quintana obteve o primeiro lugar Pelotão de Bandeiras, Naipe Destaque para Tubas e Naipe Destque para Euphoniuns. Conquistaram ainda, o primeiro lugar Banda Marcial na categoria Juvenil, sagrando-se campeã estadual.


Banda da escola Mário Quintana - Alvorada

Escola Gentil Viegas é premiada na 12ª MEP

    A 12ª Mostra de Educação Profissional-MEP, realizada entre os dias 24 e 25 de agosto, na Escola Técnica Parobé, em Porto Alegre, contou a participação de escolas técnicas pertencentes às coordenadorias de  Porto Alegre, Guaíba e Gravataí. O objetivo da Mostra realizada anualmente é expor e divulgar os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes de escolas técnicas.
     A Escola Estadual de Educação Básica Gentil Viegas Cardoso, de Alvorada, foi premiada com o trabalho “Medidinha Certa”. Este projeto foi anteriormente aplicado em sala de aula, cujo objetivo foi o de acompanhamento e reeducação alimentar dos estudantes.

Secretário Vieira da Cunha Prestigiou a premiação

Professores e aluna do Instituto Nossa Senhora do Carmo Carregarão Tocha Olímpica

    
      A aluna Nicoli Junqueira, 13 anos, do 8º ano da Escola Estadual Nossa Senhora do Carmo, de Alvorada e as professoras Joice Garcia Cunha Salib e Lizandra Azevedo Cunha estarão participando da condução da Tocha Olímpica que passará em Porto Alegre em 2016. Elas foram selecionadas juntamente com mais seis professores de outras escolas em promoção realizada pela Coca-Cola. A Escola envolveu nas atividades, os alunos do 8º ano ao 3º ano do Ensino Médio no Festival de Escolas Coca-Cola, que contou com a participação de escolas municipais,estaduais e particulares.
      Entre as várias atividades, 40 alunos previamente escolhidos no Nossa Senhora do Carmo, participaram do Workshop promovido pela Coca-Cola no mês de julho e após, de uma gincana. As tarefas eram produzir e enviar à Empresa, fotos, redações e vídeos, relativos à Coca-Cola. Os melhores, entre os vários colégios foram selecionados, durante painel realizado pela empresa.
      A Escola Nossa Senhora do Carmo, após apresentação de uma coreografia,composta por dez alunos que encenaram, em 2 minutos, a Olimpíada de Inverno de 1996 em Salt Lake City, nos Estados Unidos, foi escolhida a campeã do festival, em 13 de novembro. Além de participar da condução da Tocha da Olimpíca, ganharam troféu de campeões e a Escola, R$ 3.000,00 para a aquisição de material esportivo. Também foram brindados pela Coca-Cola com camisetas, lanches e a uma sessão de cinema no Shoping Iguatemi.




terça-feira, 5 de abril de 2016

Boas Vindas!

Este Blog tem o objetivo de registrar e divulgar o trabalho realizados pelas escolas estaduais pertencentes a 28ª Coordenadoria Regional de Educação, que contempla os municípios de Alvorada,
Cachoeirinha, Glorinha, Gravataí e Viamão. Em seguida novas postagens sobre as atividades realizadas a partir do ano de 2015, sob a gestão da Coordenadora Profª Neusa Abruzzi.